Novo VW A0 SUV: Inovação e Design para o Mercado Brasileiro
Desde o Volkswagen Nivus, o VW A0 SUV é o primeiro lançamento inédito da montadora alemã no Brasil. Compartilhando a mesma plataforma MQB A0 do VW Polo, o modelo inédito foi concebido para ser um SUV compacto, mas sem estar ligado ao Nivus ou com a aparência do hatch.
A fabricante resolveu dar apenas uma amostra de como é o modelo inédito, exibindo o SUV em um contêiner de vidro LED no Rock in Rio durante o primeiro contato com o público.
Mesmo sem muitos detalhes, a Mobiauto conseguiu registrar algumas partes do modelo, que mostram como a Volkswagen usou seu time de desenvolvimento para conceber um novo SUV.
Como é o visual do VW A0 SUV?
O visual do novo SUV compacto da VW não foi revelado totalmente, mas já temos uma boa ideia de como ele é. Outro ponto relevante é que o A0 vem justamente da plataforma MQB A0, a qual estreou por aqui no Polo.
A MQB A0 é uma estrutura simplificada da plataforma MBQ, utilizada aqui no Brasil em VW Nivus, Polo, Virtus e T-Cross. Por isso, o A0 SUV mostra como o design pode dar outra cara para um carro.
Na dianteira, o A0 SUV revelou um novo arranjo na trama dos faróis, com uma grade mais fina e, aparentemente, sem a barra iluminada de LED, presente no VW T-Cross e Amarok. Essa nova roupagem deve estar presente na atualização de meia vida do novo Nivus também.
Outra semelhança é que o A0 SUV remete ao Skoda Fabia, um hatch da montadora tcheca que pertence ao grupo Volkswagen. Olhando de lado, o modelo brasileiro tem o mesmo porte, mas as proporções são outras quando saímos da linha de cintura. As molduras das caixas de rodas são mais alargadas, inclusive sob rodas de aro 17 com design diamantado.
Ainda na frente do A0, o capô mais pronunciado e com uma queda mais brusca na extremidade difere da queda progressiva do Polo, por exemplo, desde o para-brisa. A grade do para-choque recebe o aplique em cor prata para dar um tom de robustez, conferindo um aspecto musculoso ao A0.
Na traseira, o conjunto de lanternas de LED é ligado por uma barra preta, sem iluminação. A mesma tática da peça na cor prata no para-choque dianteiro é usada no traseiro também. A diferença é que o para-choque traseiro dá mais espaço para a tampa traseira bem pronunciada.
Como as diferenças do A0 SUV parecem estar mais na proporção do que no tamanho, é possível que o compacto tenha os 4,10 metros e cerca de 2,56 m de entre-eixos do Skoda Fabia. No entanto, ainda não há nada confirmado.
Previsto para 2025, o A0 SUV será fabricado na unidade de Taubaté (SP). Embaixo desse capô mais “musculoso”, o motor mais provável é o 170 TSI, um trem de força 1.0 turbo que rende 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque, que só não equipa as versões MPI, Track e GTS do Polo.
Em termos de preço também não há nada confirmado, mas o A0 SUV deverá ficar entre R$ 110 mil e R$ 120 mil, pois seus rivais serão Fiat Pulse e Renault Kardian.