O Grupo Toyota Lidera Vendas Globais de Veículos até Agosto de 2024
O Grupo Toyota permanece no topo das vendas globais de veículos pelo período de janeiro a agosto de 2024, com mais de 6 milhões de unidades comercializadas. Mesmo registrando uma leve queda de 0,75% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior, a montadora japonesa segue como líder, de acordo com a consultoria Focus2Move.
Este desempenho engloba não apenas a marca Toyota, mas também as demais integrantes do conglomerado: Daihatsu, Hino Motors e Lexus.
Grupo Volkswagen em Segunda Posição
O Grupo Volkswagen ocupa a segunda colocação, com 5,3 milhões de veículos vendidos. O destaque vai para o crescimento expressivo de 18% na América do Norte e 3% na Europa. No entanto, as vendas na Ásia tiveram uma queda de 7,8%.
Com sede na Alemanha, o grupo é detentor das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Cupra, Ducati, Lamborghini, MAN, Navistar International, Porsche, Scania, Seat, Skoda e Volkswagen Veículos Comerciais, além de ser acionista majoritário da JAC Motors.
Hyundai-Kia e Aliança Renault-Nissan
Na terceira posição, o Grupo Hyundai-Kia contabiliza 4,3 milhões de unidades vendidas, apesar de quedas significativas nas vendas nos mercados africano (-21%), asiático (-4,28%) e da Oceania (-5,2%).
Em quarto lugar, a Aliança Renault-Nissan apresentou um aumento de 2,6% em suas vendas globais, somando 3,6 milhões de unidades. Este crescimento foi puxado principalmente pelo desempenho na Europa (8,14%) e na Oceania (9,52%).
Stellantis e Outras Grandes Montadoras
A Stellantis, apesar de registrar quedas em vários mercados, manteve-se na quinta posição com mais de 3 milhões de veículos comercializados. O conglomerado é proprietário de marcas como Abarth, Alfa Romeo, Citroën, Chrysler, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall.
A General Motors assegurou a sexta posição com 2,62 milhões de unidades vendidas. Em seguida, a Honda aparece com 2,52 milhões e a Suzuki com 2,04 milhões em oitavo lugar.
BYD e Grupo Geely no Top 10
A fabricante chinesa BYD atingiu a marca de 1,9 milhão de veículos vendidos, um crescimento de 24,33% em relação ao mesmo período de 2023. A empresa havia comercializado 2,6 milhões de veículos no ano passado.
Completando o Top 10, o Grupo Geely, que possui a Volvo, vendeu 1,78 milhão de unidades, um aumento de 16,9%.
Ford Perde Posições
A Ford, que em 2023 terminou na oitava posição do ranking global com 3,9 milhões de unidades vendidas, perdeu o Top 10 em 2024.
Ranking dos Maiores Fabricantes de Automóveis do Mundo (jan-ago 2024)
- Grupo Toyota (6 milhões de unidades)
- Grupo Volkswagen (5,3 milhões)
- Hyundai-Kia (4,3 milhões)
- Aliança Renault-Nissan (3,6 milhões)
- Stellantis (3.03 milhões)
- General Motors (2,62 milhões)
- Honda (2,52 milhões)
- Suzuki (2,04 milhões)
- BYD (1,9 milhão)
- Grupo Geely (1,78 milhão)
A performance das marcas globais de automóveis continua em constante evolução, refletindo as variações de mercado e as estratégias de crescimento de cada grupo.