Raridade nas Ruas: Uno Turbo à Venda pelo Valor de um Jeep Compass

0
49

O Fiat Uno deixou uma marca indelével tanto no Brasil quanto na Europa, destacando-se por sua praticidade, robustez mecânica e pelas diversas versões especiais lançadas ao longo de sua trajetória de mais de 30 anos. Recentemente, a Mobiauto apresentou um exemplar da série especial de despedida Uno Grazie Mille, que estava à venda no interior de São Paulo por R$ 135 mil. E, embora seja um valor expressivo, na Europa, também há unidades do venerado hatch sendo comercializadas por valores muito acima da média de mercado.

Fiat Uno

Um exemplo impressionante é uma unidade da versão Turbo I.E com apenas 50 km rodados, que está à venda na Itália por 35 mil euros, algo em torno de R$ 216 mil em conversão direta, sem impostos. Segundo o perfil Ricardo Xafer, essa quilometragem foi acumulada durante a única viagem realizada pelo veículo desde sua fabricação em 1989, o que corresponde a cerca de 1,4 km por ano.

O vendedor destaca que o "carro é lindo e único, totalmente restaurado", sugerindo que o hatch pode ter passado por procedimentos para recuperar ou preservar suas condições estéticas e mecânicas.

Fiat Uno Turbo I.E

O nome Turbo I.E. refere-se ao motor de 1.3 litros sobrealimentado com turbocompressor e equipado com injeção eletrônica de combustível – uma tecnologia rara para a maioria dos veículos da década de 1980. Na época, esse motor gerava 105 cv de potência e 14,9 kgfm de torque, números que ficam abaixo dos 118 cv e 17,5 kgfm do motor 1.4 turbo do Uno nacional.

Detalhe do motor

Acompanhado de um câmbio manual de cinco marchas com relações encurtadas para proporcionar uma condução mais esportiva, esse motor permitia ao Uno Turbo I.E acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos.

Interior

Além da motorização mais potente, um dos destaques da versão Turbo I.E era o visual interno, que contava com vários detalhes em vermelho no acabamento, nos bancos e até mesmo nos cintos de segurança. O exterior apresentava faixas laterais e emblemas que identificavam a versão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here